Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

8 Princípios do direito do trabalho que todo trabalhador quer e deve conhecer

Publicado por Fernando Schmidt
há 9 anos
  1. O princípio da proteção ao trabalhador – Responsável pela proteção da parte mais fraca da relação de trabalho, o trabalhador.
  2. O princípio in dubio pro operário – Na dúvida, se deve aplicar a regra trabalhista que mais beneficiar o trabalhador.
  3. O princípio da norma mais favorável – A interpretação das normas do direito do trabalho sempre será em favor do empregado e as vantagens que já tiverem sido conquistadas pelo empregado não mais podem ser modificadas para pior.
  4. O princípio da irrenunciabilidade dos direitos – Os direitos do trabalhador são irrenunciáveis, ou seja, ele não pode abrir mão de direitos que são seus de acordo com as leis trabalhistas. Não se admite que o trabalhador renuncie a direitos trabalhistas. Se ocorrer, não terá validade alguma esse ato. A renúncia a qualquer direito trabalhista é nula, e serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos do direito do trabalho.
  5. O princípio de que toda tentativa de fraudar o direito do trabalho será nula – A justiça trabalhista não admite fraude e não reconhece os atos praticados que estejam em desacordo com o direito do trabalho. É como se esses atos simulados não houvessem existido.
  6. Princípio da continuidade da relação de emprego – O contrato de trabalho terá validade por tempo indeterminado. O ônus de provar o término do contrato de trabalho é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado.
  7. Princípio da intangibilidade salarial – É proibido ao empregador efetuar descontos no salário do empregado. Este princípio visa proteger o salário do trabalhador, é o princípio da irredutibilidade do salário.
  8. O princípio da primazia da realidade – Vale a realidade dos fatos e não o que tiver sido escrito, ou seja, mais vale o que o empregado conseguir provar na justiça do trabalho, e as testemunhas são uma parte importante desse processo perante a justiça trabalhista, do que os documentos apresentados pelo empregador.
  • Sobre o autorAdvogado Trabalhista em São Paulo
  • Publicações3
  • Seguidores61
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações116308
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/8-principios-do-direito-do-trabalho-que-todo-trabalhador-quer-e-deve-conhecer/204386576

Informações relacionadas

Filipe Nogueira Costa, Estudante de Direito
Artigosano passado

Princípios do Direito do Trabalho e suas Aplicações nas Relações Trabalhistas

Edgar Figueiredo Siebra, Advogado
Artigoshá 4 anos

Fontes do Direito do Trabalho

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Princípios do Direito do Trabalho, Fontes e sua Hierarquia.

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Contrato de Trabalho, suas características, seus elementos e classificações.

Daniel Maidl, Advogado
Artigoshá 7 anos

Qual é a diferença entre relação de emprego e relação de trabalho?

34 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O Princípio da intangibilidade salarial, é sem duvida, um dos mais importantes princípios para maioria dos trabalhadores. continuar lendo

Exato! Juntamente com o princípio da irrenunciabilidade dos direitos. continuar lendo

Gostaria de perguntar sobre o item 7 (Princípio da intangibilidade salarial). É proibido ao empregador efetuar descontos no salário do empregado, além dos impostos legais, é claro. Como é concebido o desconto em folha em várias modalidades? E, ainda mais: se salário é direito um direito (item 4) e não posso renunciar como é que é tão comum haver descontos (diversos) sobre o que não é possível renunciar, reduzir ou descontar? Fica a questão.

Abs continuar lendo

Parabéns pelo conteúdo. continuar lendo

Obrigado, Paulo continuar lendo

Muito bom. continuar lendo

Obrigado, Sávio. continuar lendo